fbpx

CONSTIPAÇÃO

Constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais, porém pode ter significados variados. As fezes podem ser muito duras ou em pequeno volume, difíceis de eliminar ou pouco frequentes (menos de três vezes por semana). Pessoas com constipação também podem notar uma sensação frequente de pressão e de que o intestino não está vazio.

A constipação é um problema muito comum. Muitos fatores podem contribuir ou causar constipação, embora na maioria das pessoas, nenhuma causa seja encontrada. Em geral, a constipação ocorre com mais frequência à medida que envelhecemos.

 

🡪 Diagnóstico

A constipação geralmente pode ser diagnosticada com base na história clínica e no exame físico. Durante a investigação clínica, deve ser interrogado todos os medicamentos que o paciente faz uso regularmente, pois alguns medicamentos podem causar constipação.

O exame retal pode ser necessário como parte do exame físico. Um exame retal envolve a inspeção e o toque retal que serve para detectar nódulos ou anormalidades. Este teste também pode verificar se há sangue nas fezes.

Testes adicionais podem ser solicitados em algumas situações, por exemplo, em caso de mudança recente no hábito intestinal, sangue nas fezes, perda de peso ou histórico familiar de câncer de cólon. Os testes podem incluir exames de sangue, raio-x, colonoscopia ou testes mais especializados, se necessário. 

Em caso de constipação, sempre é indicado buscar assistência médica para investigação e tratamento correto.

 

🡪Tratamento

O tratamento da constipação inclui a mudança de alguns comportamentos, a ingestão de alimentos ricos em fibras e o uso de laxantes ou enemas, caso as medidas iniciais nõ sejam suficientes.

 

🡪Mudanças de comportamento 

O intestino é mais ativo após as refeições, e esse é geralmente o momento em que as fezes são eliminadas mais facilmente. Deve-se evitar a inibição do reflexo evacuatório após as refeições, pois os sinais se tornam cada vez mais fracos ao longo do tempo.

Ficar atento ao estímulo após a alimentação, pode ser importante no tratamento da constipação, pois a alimentação aumenta o trânsito intestinal, estimulando a evacuação. Ingerir bebidas que contenham cafeína pela manhã também podem ser útil.

 

🡪Ingestão de fibras 

O aumento da ingestão de fibras pode reduzir ou eliminar a constipação. A quantidade recomendada de fibras alimentares é de 20 a 35 gramas por dia. 

Muitas frutas e legumes podem ser particularmente úteis na prevenção e tratamento da constipação. Isso vale especialmente para frutas cítricas e ameixa. Alguns cereais matinais também são uma excelente fonte de fibra alimentar. 

Efeitos colaterais das fibras – Consumir grandes quantidades de fibras podem causar distensão abdominal; isso pode ser minimizado iniciando com a ingestão de pequenas quantidades e aumentando lentamente até que as evacuações se tornem mais volumosas e mais frequentes.

 

🡪 Laxantes

Caso não haja melhora com a mudança comportamental e o aumento da ingestão de fibras, pode sem necessário o uso de laxantes. Uma variedade de laxantes está disponível para o tratamento da constipação. A escolha entre eles é baseada em seu mecanismo de ação. Em geral, os laxantes podem ser classificados nos seguintes grupos: Laxantes para formação de bolo fecal – incluem fibras naturais e preparações comerciais de fibras e os laxantes hiperosmolares.

 

🡪 Biofeedback 

O biofeedback é uma abordagem comportamental que pode ajudar algumas pessoas com constipação crônica grave que involuntariamente contraem (em vez de relaxar) seus músculos durante os movimentos intestinais.

 

Dr. Alberto Machado da Ponte Neto
CRM: 15307 / RQE: 9986
– Residência médica em Endoscopia Digestiva pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP
– Estágio em Endoscopia Bariátrica no Serviço de Endoscopia do Brigham and Women’s Hospital da Harvard Medical School in Boston, Massachusetts, USA
– Doutorado em andamento no Departamento de Gastroenterologia da da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP )