fbpx

Blog

Para que serve o exame Retossigmoidoscopia?

A Retossigmoidoscopia é o exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso. Capaz de avaliar a mucosa da parte final do intestino, esse exame também detecta pólipos, focos de sangramento, lesões, tumores, dentre outros. Além de visualizar alterações, o procedimento ainda coleta biópsias, que podem ser analisadas em […]

Leia Mais >
Câncer colorretal, previna-se!

O câncer colorretal quando está no estágio inicial, a doença é geralmente silenciosa e assintomática. Quando aparecem os primeiros sintomas estes em geral são: – Sangue nas fezes; – Fraqueza e anemia; – Perda de peso sem causa aparente; – Dor ou desconforto abdominal; – Aumento no volume abdominal. Fique atento! Consulte um especialista na […]

Leia Mais >
Você já ouviu falar em doença celíaca?

A doença celíaca é uma doença autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (proteína presente na cevada, centeio, aveia, trigo e seus derivados) e que danifica o revestimento do intestino delgado e pode provocar dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos em indivíduos geneticamente predispostos. O diagnóstico da doença é realizado pelo médico gastroenterologista […]

Leia Mais >
Gastrite é coisa séria, previna-se!

A gastrite é a inflamação do revestimento interno do estômago, que pode produzir sintomas como indigestão, sensação de queimação, dor de estômago, distensão abdominal, dentre outros. É importante que a causa da gastrite seja identificada, pois assim é possível que seja estabelecido o tratamento mais adequado com o objetivo de diminuir a acidez, proteger a […]

Leia Mais >
Setembro Verde

Setembro verde é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de intestino.

Leia Mais >
Benefícios de fazer exercício físico diariamente

Praticar exercícios físicos regularmente não é tarefa fácil, mas é possível sim!

Leia Mais >
A importância de ir ao proctologista

Você sabia que visitas periódicas ao proctologista e um diagnóstico precoce aumenta exponencialmente as chances de cura de câncer de cólon ou reto?

Leia Mais >
Endoscopia: Quando fazer e para que serve o exame?

O exame de endoscopia digestiva alta tem por objetivos a investigação e o diagnóstico de doenças nos órgãos do sistema digestivo alto, como esôfago, estômago e duodeno.

Leia Mais >
Dicas para uma alimentação equilibrada nas férias

Quando saímos da rotina, fica mais difícil manter uma alimentação saudável, certo?

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse desafio.

Leia Mais >
O que é Hemostasia Endoscópica?

Hemostasia Endoscópica é o tratamento endoscópico para hemorragia digestiva.

Leia Mais >
A Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio crônico gastrointestinal e com relação íntima com o estresse e ansiedade.

Leia Mais >
Cuidados após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica exige alguns cuidados importantes para garantir seu sucesso.

Leia Mais >
DOENÇA DIVERTICULAR

Diverticulose é a presença de divertículos na parede do cólon, geralmente disgnosticada por exame de colonoscopia realizado por outros motivos.

Leia Mais >
PÓLIPOS GÁSTRICOS

São projeções em direção a luz do estômago, originária do crescimento anormal do epitélio da parede interna do estômago. 

Leia Mais >
PANCREATITE

O pâncreas é um órgão abdominal responsável pela produção de sucos digestivos e certos hormônios, incluindo a insulina, responsável pela regulação do açúcar no sangue.

Leia Mais >
CONSTIPAÇÃO

Constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais, porém pode ter significados variados. As fezes podem ser muito duras ou em pequeno volume, difíceis de eliminar ou pouco frequentes (menos de três vezes por semana).

Leia Mais >
DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

Doença Inflamatória Intestinal (DII) é o termo usado para se referir a Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), doenças inflamatórias crônicas e recidivantes do trato gastrointestinal, onde o sistema imune do próprio organismo agride e inflama o intestino, dentre outros órgãos.

Leia Mais >
INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

Saiba diferenciar: Doença Celíaca x Alergia ao trigo x Intolerância ao glúten

Leia Mais >
Helicobacter pylori

O Helicobacter pylori (H.pylori) é uma bactéria Gram-negativa que coloniza a mucosa gástrica (Estômago) dos seres humanos, desencadeando um processo inflamatório agudo (gastrite aguda) e, posteriormente, inflamação crônica, caracterizada como gastrite crônica.

Leia Mais >
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), popularmente conhecida como apenas “refluxo”, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico, que é ácido e irritante, do estômago para o esôfago, podendo até alcançar a boca.

Leia Mais >
Nutrição e Proteção Hepática

Existem diversos Fitonutrientes e Alimentos que favorecem a Proteção Hepática!

Leia Mais >
Sintomas da intolerância alimentar

Os sintomas da intolerância alimentar normalmente surgem pouco tempo depois de se ingerir um alimento para o qual o corpo tem maior dificuldade em fazer a digestão e, por isso, os sintomas mais comuns incluem o excesso de gases, a dor abdominal ou as náuseas, por exemplo.

Leia Mais >
Quais fontes de Gorduras são indicadas na Esteatose Hepática (Acúmulo de Gordura no Fígado)?

É preciso ofertar fontes de Gorduras boas ao corpo (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas).

Leia Mais >
Suplementação Nutricional na Bariátrica

Por se tratar de uma cirurgia restritiva, podendo ser também, disabsortiva (diminuindo com a capacidade de absorção), a Suplementação Nutricional como complemento de um Plano Alimentar adequado para esse momento, antes e após à Bariátrica é de extrema importância, e possivelmente deve ser mantida sempre.

Leia Mais >
Sinais de Má Absorção

A Absorção dos vários nutrientes que ingerimos é uma das funções do Trato Gastrointestinal. Você sabia que, sinais como: Queda de cabelo; unhas fracas, podem estar relacionados com deficiência na absorção de algumas vitaminas e minerais?

Leia Mais >
Nutrição e Uso de Omeprazol e similares

Essa classe de medicamentos diminui a produção de ácido gástrico para não agredir a mucosa do estômago. Porém, esse ácido gástrico é necessário para o processo de digestão. Então, ao usá-los atrapalhamos o processo de digestão das proteínas.

Leia Mais >