fbpx

Blog

DOENÇA DIVERTICULAR

Diverticulose é a presença de divertículos na parede do cólon, geralmente disgnosticada por exame de colonoscopia realizado por outros motivos.

Leia Mais >
PÓLIPOS GÁSTRICOS

São projeções em direção a luz do estômago, originária do crescimento anormal do epitélio da parede interna do estômago.

Leia Mais >
PANCREATITE

O pâncreas é um órgão abdominal responsável pela produção de sucos digestivos e certos hormônios, incluindo a insulina, responsável pela regulação do açúcar no sangue.

Leia Mais >
CONSTIPAÇÃO

Constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais, porém pode ter significados variados. As fezes podem ser muito duras ou em pequeno volume, difíceis de eliminar ou pouco frequentes (menos de três vezes por semana).

Leia Mais >
DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

Doença Inflamatória Intestinal (DII) é o termo usado para se referir a Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), doenças inflamatórias crônicas e recidivantes do trato gastrointestinal, onde o sistema imune do próprio organismo agride e inflama o intestino, dentre outros órgãos.

Leia Mais >
INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

Saiba diferenciar: Doença Celíaca x Alergia ao trigo x Intolerância ao glúten

Leia Mais >
Helicobacter pylori

O Helicobacter pylori (H.pylori) é uma bactéria Gram-negativa que coloniza a mucosa gástrica (Estômago) dos seres humanos, desencadeando um processo inflamatório agudo (gastrite aguda) e, posteriormente, inflamação crônica, caracterizada como gastrite crônica.

Leia Mais >
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), popularmente conhecida como apenas “refluxo”, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico, que é ácido e irritante, do estômago para o esôfago, podendo até alcançar a boca.

Leia Mais >
Nutrição e Proteção Hepática

Existem diversos Fitonutrientes e Alimentos que favorecem a Proteção Hepática!

Leia Mais >
Sintomas da intolerância alimentar

Os sintomas da intolerância alimentar normalmente surgem pouco tempo depois de se ingerir um alimento para o qual o corpo tem maior dificuldade em fazer a digestão e, por isso, os sintomas mais comuns incluem o excesso de gases, a dor abdominal ou as náuseas, por exemplo.

Leia Mais >
Quais fontes de Gorduras são indicadas na Esteatose Hepática (Acúmulo de Gordura no Fígado)?

É preciso ofertar fontes de Gorduras boas ao corpo (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas).

Leia Mais >
Suplementação Nutricional na Bariátrica

Por se tratar de uma cirurgia restritiva, podendo ser também, disabsortiva (diminuindo com a capacidade de absorção), a Suplementação Nutricional como complemento de um Plano Alimentar adequado para esse momento, antes e após à Bariátrica é de extrema importância, e possivelmente deve ser mantida sempre.

Leia Mais >
Sinais de Má Absorção

A Absorção dos vários nutrientes que ingerimos é uma das funções do Trato Gastrointestinal. Você sabia que, sinais como: Queda de cabelo; unhas fracas, podem estar relacionados com deficiência na absorção de algumas vitaminas e minerais?

Leia Mais >
Nutrição e Uso de Omeprazol e similares

Essa classe de medicamentos diminui a produção de ácido gástrico para não agredir a mucosa do estômago. Porém, esse ácido gástrico é necessário para o processo de digestão. Então, ao usá-los atrapalhamos o processo de digestão das proteínas.

Leia Mais >